Ingredientes:
Para a Sopa:
1/2 l de água
1/2 l de Fumet
60 gr. de Arroz
250 gr. de Gambas
1 Folha de Louro
500 gr. de Mexilhões
300 gr de Filetes de Pescada (ou pescada em posta)
Delícias do mar a gosto ( a receita original não leva, mas eu costumo pôr e acho que fica muito bom
2 caldos de Peixe (Knorr)
1 colher de sopa de Coentros picados
Para o Refogado:
35 gr de azeite
150 gr de Cebolas
2 Dentes de Alho
200 gr. Polpa de Tomate
100 gr. de Pimento Vermelho
100 gr. de Pimento Verde
Pimenta - QB.
Preparação:
Colocar no copo da Bimby 5oo gr de água e juntar as cascas e as cabeças das Gambas (dica, comprar as gambas congeladas e não as deixar descongelar completamente, assim descascam-se mais facilmente), reserve o miolo das gambas, programar 5 Min., Temp.1ooº, velocidade 4.
Ao fim deste tempo, triturar as cascas na velocidade 8,9 e 10 progressivamente, mais ou menos 1 a 2 Min.
Coar o liquido utilizando o cesto da bimby e reserve o Fumet.
Lavar bem o copo e a tampa.
Colocar no copo os pimentos, a cebolas partida em 4, os alhos e picar 6 seg., Vel.5. Juntar a polpa de tomate e triturar 15 Seg., vel 7. Adicionar o azeite e programar 7 Min., Temp.100º, Vel.1.
Quando terminar o tempo, juntar 500 gr.água, os caldos, a folha de louro, a pimenta e o Fumet reservado, programar 7 Min., Temp. Varoma, Vel. 1.
Entretanto, coloque no recipiente Varoma, os mexilhões e a pescada (préviamente descongelados).
Quando terminar o tempo deite o arroz no copo, coloque o recipiente Varoma e programe 15 Min., Temp.Varoma, Vel.1.
Quando terminar, retire o recipiente Varoma, deite o miolo de gambas, e as delícias do mar cortadas aos bocadinhos no copo e deixe repousar cerca de 2 Min.(as gambas e as delícias cozerão neste tempo de repouso).
Colocar os mexilhões e a pescada partida aos bocados numa terrina, deitar a sopa por cima e enfeitar com os coentros picados.
Espero que gostem e....
Bom apetite!!!!
quarta-feira, 21 de abril de 2010
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Sopa de Peixe
Ás umas semanas atrás fui a um mini curso de cozinha organizado pela marca que representa a Bimby em Portugal, o local escolhido foi uma estalagem lindissíma perto de Oliveira do Bairro.
Aprendemos mais algumas das inúmeras potêncialidades que esta máquina maravilhosa tem e nos poupa tanto tempo e até dinheiro.
Uma das receitas apresentadas foi Sopa de Peixe, que provei e achei simplesmente DI-VI-NAL...
Na sexta-Feira Santa as minhas irmãs, a minha sobrinha mais velha e o meu sobrinho mais novo vieram almoçar connosco. Para nós mulheres fiz a famosa sopa de peixe, (os homens desta família são mais do género carnívoro) assim, em boa companhia partilhámos a dita sopa. Elas adoraram, não sobrou nem um bocadinho, e acima de tudo foi a facilidade com que a fiz.... claro que a quantidade de gordura foi reduzida para metade....
Se eu podia viver sem a minha querida Bimby??????????????? podia!!!! mas não era a mesma coisa!!!!.....................
O meu esparregado......
Com as minhas restrições alimentares, devido ao colestrol bom que pelo vistos cada vez tenho menos, a minha alimentação levou uma grande volta, não que fizesse grandes asneiras, mas confesso que um bocadinho de queijo eu adorava comer.... adorava digo bem porque agora nem vê-lo, assim a minha vida alimentar em termos de almoços e jantares resume-se a Sopas, Salmão Grelhado com salada, Pescada Cozida com legumes cozidos, Dourada grelhada,com legumes cozidos ou salada ou então como de vez em quando acompanho com esparregado que faço na minha querida Bimby. A receita vem no livro base da Bimby, mas para não variar a quantidade de gordura é reduzida para metade.
Fica muito bom!!!!
Empada de Frango da Bimby
Com umas sobras de frango estufado e mais umas coisinhas para apaladar, fiz a receita da Empada de Frango que vem no livro base de Bimby, (alterei como sempre a quantidade de gordura recomendada para metade é mais do que suficiente...).
Ficou muito bonita e boa os Pis que me restam em casa adoraram, eu e o Pedro acompanhamos com uma salada, o Pi grande como é "alérgico" a tudo o que é verde ou parecido só comeu empada.
Assim que conseguir juntar cá em casa os 4 homens da minha vida (nos dias que correm é cada vez mais difícil), vou fazer de novo, o João e o Vinhas vão adorar de certeza.....
Em "maré" de framboesas.....mais uns iogurtes
Aqui em Condeixa,no mercado por altura do verão há uma Senhora que vende framboesas caseiras, aproveito sempre para comprar, desta vez aproveitei e fiz uns delíciosos iogurtes de framboesas. Digam lá se não ficaram lindos!!!!!
Os doces do Vinhas....
O meu Vinhas no último aniversário, pediu para eu lhe fazer um jantar para a família e para os seus muitos amigos que deixou em Coimbra. Claro que eu fiquei contentissíma não só o tinha a ele junto de nós, como voltava a ter a casa cheia como eu tanto gosto.
Os doces e não só foram todos feitos.......... na Bimby claro está.
A 1ª foto é do Gelado Bom receita que vem no livro de Doces e Sobremesas da Bimby, é simplesmente mangífico!!!!
A outra sobremesa é a nossa famosa Tarte do Pirata, que leva natas e framboesas e que entretanto adaptei a receita à Bimby e ficou também muito boa.
Logo que tenha um tempinho prometo que publico as receitas.
Gelado Bom
Ingredientes:
5 ovos
200 grs. Açúcar
100 grs. manteiga
4 folhas de gelatina
800 grs. de natas frescas
1 lata de leite condensado
300 grs. chocolate em barra
150 grs. bolacha moida ou amêndoa ( eu utilizei bolacha, porque aqui em casa a amêndoa não é muito consensual)
Preparação
1ª parte:
Com o copo da bimby bem seco, colocar a bolacha ou amêndoa e pulverizar 10 Seg. Vel.9. Retirar e reservar. Colocar a "Borboleta" e montar as natas programando 2 ou 3 Min., Vel 4 (ir vigiando para que não passem a manteiga). Juntar o leite condensado e envolver 1Min., Vel.3. Por fim juntar a gelatina derretida num pouco de água quente. Levar o preparado ao frigorifico enquanto se prepara a 2ª parte.
2ª parte:
Colocar no copo da bimby o açúcar, a manteiga e as gemas e programar 5 Min., Temp.50º, Vel.4.
Partir o chocolate em pedaços e deitar no copo pelo bocal. Deixar derreter um pouco e bater 15 Seg., Vel. 6. Bater as claras em castelo com a batedeira e envolver no preparado durante 15 Seg., Vel.3. Levar ao frigorifico para endurecer um pouco.
Untar uma forma de abrir com manteiga e polvilhar com bolacha ralada. Encher a forma com camadas de creme branco, creme de chocolate, bolacha ou amêndoa e proceder desta forma até terminar.
Enfeitar com bolacha ralada ou raspas de chocolate.
Levar ao congelador de um dia para o outro. Desenformar mais ou menos 1 hora antes de servir e acrescentar de for caso disso com mais um pouco de bolacha e ou raspas de chocolate.
Bola de Carne....
Subscrever:
Mensagens (Atom)