domingo, 4 de setembro de 2011

O nosso singelo Jantar do Dia dos Namorados...

A ementa foi:
Carne Estufada (como só o meu Ni sabe fazer..) com Arroz Cor-de-Rosa, salada de Alface, Tomate, Cebola e Beterraba,  a acompanhar um Dão Tinto da Quinta de Cabriz.
Para a sobremesa, nada mais apropriado que um delícioso Red Velvet Cake, ao qual como é meu costume dei um toque pessoal, com uma redução de framboesas.
Estava DIVINAL!!!
No fim entre uma flute de espumante, houve uma troca de presentinhos....adequados à ocasião que se quer bem romântica.



Para o ano haverá mais, se Deus quiser!!!



quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Os Bolinhos continuam......












Os Bolinhos á direita da foto, tiveram como base a mesma receita dos bolinhos de canela, no entanto substitui a baunilha por raspa de limão e de laranja, para enfeitar de dar um ligeiro sabor a chocolate, espalhei o granulado de chocolate e levei ao forno também os mesmos 15 Min. da receita anterior.
Os do canto superior esquerdo, apenas aromatizei com raspa de limão, pincelei com gema de ovo e com um garfo fiz uns feitios.
.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Mousse de After Eight


A receita foi me dada a conhecer pela Alex.P., como o Pi gosta imenso de After Eight e eu estava "mortinha" por exprimentar resolvi fazer para a sobremesa do passado domingo.

Ingredientes:
2 caixas de After Eight
8 ovos
1 tablete de chocolate culinária (200grs.)
90 grs. de Açúcar
80 grs. de manteiga (utilizei a nova Planta com sabor de manteiga)

Preparação:

Bater muito, muito bem as gemas com o açúcar, até ficar um creme esbranquiçado.
Partir o chocolate aos bocadinhos e levar ao micro ondas com a manteiga cerca de 3 minutos.
Retirar e misturar os chocolates After Eight préviamente partidos ao meio e misturar energicamente para que eles se derretam e fique tudo muito bem misturado. Juntar este preparado das gemas e açúcar e envolver muito bem.
Por fim bater as claras em castelo e envolver na mousse com a ajuda de um "salazar ou socrates"(como queiramos chamar...).
As claras segundo o meu cozinheiro profissional, o Gustavo (ainda que não exerça) devem ser sempre envolvidas com o raspador nunca com a colher, incorpora-se melhor e não perdem a leveza.
Ficou em minha opinião óptima, é muito fresquinha e para quem gosta do sabor de menta... é divinal!!!!
Posted by Picasa

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Para duas pessoas muito queridas e especiais...

Obrigada! Bjs.

Posted by Picasa

Entre Bolos e Bolinhos

Se há refeição da qual eu gosto muito, é dum bom lanche com tudo a que tenho direito, e apesar de agora já não me ser possível dar a estes "simples prazeres da vida", ainda assim uma vez ou outra lá vou matando saudades. Num dos meus momentos em que estava a precisar de me ocupar, para evitar pensar em coisas que não devia, pelo menos por enquanto... pedi ao meu Pedro Guilherme que me encontrasse na Net, uma receita de bolinhos de Canela para fazer na Bimby, (nem podia ser de outra maneira...)
Eis então que a receita apareceu e logo resolvi exprimentar, não sem primeiro fazer algumas alterações tão à minha maneira. O resultado final foi este:
Ingredientes:
300 grs. de farinha Rainha da Nacional o Branca de Neve super fina
90 grs. de Açúcar
110 grs. de Margarina
1 ovo inteiro
Uma pitada de sal grosso
1 colher de café mal cheia de açúcar baunilhado
canelas para envolver os bolinhos
Preparação:
No copo da bimby pesar a farinha, juntar o açúcar, o ovo, a margarina, o sal e o açúcar baunilhado. Programar a bimby 2 minutos, Vel.6
Depois da massa pronta, e já na toalha de pastelaria da tupperware, deitar um pouquinho de farinha, e envolver a massa até fazer um bola. Eu costumo dividir a massa em duas partes, faço um rolinho e com a ajuda de uma espátula, corto pequenas porções de massa e tendo bolinhas.
No tabuleiro do fogão forrado préviamente com papel vegetal de culinária, vou dispondo as bolinhas que entretanto foram passadas por canela.
Levar ao forno préviamente aquecido a 180 graus, durante 15 minutos.
Para as outras variantes, juntei um pouquinho de chocolate e procedi de igual modo, mas claro não passei por canela, enfeitei com metades cerejas cristalizadas, noutros juntei nozes por cima.
Para fazer os biscoitos marmoreados, fiz duas massas uma com chocolate e outra normal, tendi bolinhas mais pequeninas e juntei as duas sem as misturar demasiado.
E como nada é por acaso, até calhou bem esta minha tarde dedicada aos bolinhos, porque sem estarmos a contar, apareceram uns bons amigos aqui por casa, e entre bolos e bolinhos e mais algumas iguarias acabámos por ter um agradável lanche, numa óptima companhia e dos meus pensamentos menos bons, nem me lembrei mais....
Obrigada queridos!!!



Posted by Picasa

Brigadeirão

Ingredientes p/massa.
6 ovos
250 grs. de leite
350 grs. açúcar
1 pitada de sal
350 grs. de farinha
20 grs. de fermento
150 grs. de manteiga
50 grs. de chocolate em pó
Preparação:
Deitar no copo da bimby o açúcar, a manteiga e as gemas e programar 6 Min.,Vel.3
Adicionar a farinha, o fermento, o chocolate, o sal e o leite e programar 30 Seg., Vel 3.
Bater as claras em castelo com a batedeira. Juntar a claras em castelo ao preparado anterior e programar 15 Seg., Vel.3.
Deitar o preparado em duas formas iguais de 20 cm de diâmetro, untadas e polvilhadas e levar ao forno a 180º, durante cerca de 40 minutos.
Para o recheio e cobertura fiz uma Ganache de chocolate à qual juntei uma lata de leite condensado, e para abrir o sabor do chocolate adicionei uma colher de sopa de café.
Ganache
1 tablete de chocolate, uma boa colher de margarina, um pacote de natas, leite QB.
Partir o chocolate e levar a derreter em banho-maria com a margarina e as natas, ir mexendo até ficar tudo bem misturado, juntar o leite condensado e o café mexendo sempre, mantendo no lume até o creme ganhar alguma consistência, não deve ficar muito espesso, mas se isso acontecer acrescentar mais um pouco de leite.
Depois dos bolos estarem cozidos, desenformar e deixar arrefecer.
Já no prato de servir, rechear o bolo com parte da Ganache, pôr o outro bolo por cima e cobrir com a Ganache reservada.
Enfeitar abundantemente com granulado de chocolate.

Semifrio de Bolacha Maria de Chocolate e Leite de Côcô

Ingredientes:
3 pacotes de Cuajada Royal( eu tenho comprado no supermercado do El Corte Inglês em Lisboa, neste que abriu em Coimbra ainda não consegui encontrar....Vá-se lá saber porquê...
7oo ml de natas
1 lata de leite condesando magro
200 ml de leite de côcô
70 grs. de açúcar
200 ml de leite magro
2 pacotes de bolacha maria de chocolate
Café quente ligeiramente açúcarado Q.B.
Preparação:
Num copo medidor grande, colocar as natas, o leite condensado, o leite de côcô e o leite. Medir, precisamos de 1500 ml de liquido, se não tiver acrescentar mais leite magro a té obter a quantidade necessária.
Colocar o açúcar no copo da bimby e programar 1 minuto, Vel. 4. Reservar numa taça.
Despejar para o copo 500ml do líquido reservado, 1 pacote de cuajada e programar 7 minutos, Temp.90, Vel.4.
Aproveitamos enquanto a Bimby está a trabalhar para preparar o café e demolhar as bolachas de chocolate que vamos colocar no fundo de uma forma amovível, até ficar quase completamente coberta.
Quando o tempo terminar, com a ajuda de uma colher, cobrir as bolachas o preparado dos leites.
Entretando, voltar a colocar mais 500 ml. de liquido com 1 pacote de cuajada e programar como anteriormente. Esperar cerca de 4 minutos e voltar a fazer outra camada de bolachas demolhadas no café. Terminado o tempo despejar o liquido por cima, sempre com a ajuda de uma colher. Colocar os restantes 500ml, no copo com a cuajada e programar como anteriormente. Enquanto isto fazer a última camada de bolachas. Depois de pronto, despejar o líquido e esperar que arrefeça.
Triturar 4 ou 5 bolachas e colocar por cima do doce quando este estiver frio.
Levar ao frigorífico para que fique fresquinho.
Desenformar e servir!!!!
Posted by Picasa

Apple Pie


Aqui por casa toda a família gosta muito desta Tarte de Maçã, mas o meu Pi mais velho adora, quando damos conta já não há nem um bocadinho....

Massa: Fiz a receita de massa quebrada que vem no livro base da Bimby, mas para não variar aumentei o tempo de 15 Seg. para 1Min.

Recheio:
750 grs. Maçãs Reinetas
180 grs. de Açúcar em Pó (pulverizei uns segundinhos na velocidade 9 da bimby)
1 colher de sopa de Farinha
1 colher de chá de Canela
Raspa de 1 Limão
4 colheres de Natas
1 colher de sobremesa de Margarina
1 ovo para pincelar

Dividir a massa e forrar uma tarteira de fundo amovível.
Numa taça misturar o açúcar com a farinha, a canela e a raspa de limão, reservar.
Descascar as maçãs e cortá-las em fatias.
No fundo da tarte colocar uma camada de fatias de maçã e espalhar por cima um pouco da mistura de açúcar. repetir até acabar as maçãs e o açúcar.
Por cima deitar as natas e a margarina ao pedacinhos.
Estender a restante massa e cobrir a tarte, aconchegar bem e apertar muito bem nos bordos para que as duas massas fiquem bem unidas.
Fazer uns recortes na massa ou picar "aqui e ali" com um garfo. Com as sobras da massa fazer alguns efeites, e efeitar a gosto. Pincelar com o ovo e levar ao forno entre 180 a 200 graus, (o forno deve estar préviamente aquecido) durante mais ou menos 30 a 40 minutos.



Posted by Picasa